Reforço na fronteira do Paraguai e Argentina após operação no Rio de Janeiro
 
						Medida visa prevenir fuga de membros do Comando Vermelho para países vizinhos, seguindo ação similar da Argentina.
O governo do Paraguai anunciou o reforço do controle de suas fronteiras após a operação Contenção, realizada no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho. A medida de prevenção foi formalizada em um comunicado assinado nessa quarta-feira, 29 de outubro, pelo Codena (Conselho de Defesa Nacional) do Paraguai. O alerta foi emitido para a tríplice fronteira sobre a possibilidade de criminosos fugirem para países vizinhos, dada a invasão policial ao Complexo do Alemão e da Penha, que resultou em 121 mortes e mais de 100 prisões.
Diante da situação, as autoridades paraguaias adotaram medidas extraordinárias de prevenção e vigilância em toda a faixa fronteiriça do leste do país. Entre as ações anunciadas, destacam-se o reforço no controle migratório e do trânsito na fronteira, o aumento do patrulhamento, e a intensificação de operações de emergência em conjunto com os governos do Brasil e da Argentina. A Argentina também anunciou o reforço de suas fronteiras no mesmo dia para “proteger os argentinos de qualquer ‘desmobilização’” gerada pelos conflitos no Rio de Janeiro.
O Comando Vermelho, considerado a maior organização criminosa em atividade no Brasil, atua em 24 estados e no Distrito Federal, segundo dados da Senappen. No Rio de Janeiro, a facção controla mais de mil favelas, expandindo a exploração de territórios e disputando rotas de tráfico em diversas regiões do país. A operação Contenção, que mobilizou mais de 2.500 policiais, busca desarticular o grupo.

 
 






