Trump: dias de Nicolás Maduro na Venezuela “estão contados”

Líder norte-americano fez declaração em meio à tensão e ações militares dos EUA no sul do Caribe, próximo à costa venezuelana.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse acreditar que os dias de Nicolás Maduro como líder da Venezuela “estão contados”. A declaração foi dada em entrevista ao programa “60 minutes”, da CBS, em meio às movimentações militares norte-americanas no sul do Caribe, próximo à costa venezuelana, em uma missão contra o narcotráfico. Questionado sobre ataques terrestres, Trump disse que não iria confirmar ou negar, mas indicou que não entraria em guerra com o país.
A tensão entre Venezuela e Estados Unidos aumentou desde agosto, quando Washington enviou navios militares, temendo Maduro que a operação seja uma ofensiva disfarçada para mudar o regime à força. Washington considera o venezuelano um dos principais narcotraficantes do mundo. A situação se agravou com ataques norte-americanos contra embarcações venezuelanas que supostamente transportavam narcóticos ilegais.
Em meio ao cenário, na segunda-feira, 3 de novembro, Trump autorizou a Agência Central de Inteligência (CIA) a conduzir operações secretas na Venezuela, visando remover Maduro do poder. Em resposta, a Venezuela pediu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas que declare ilegais os ataques norte-americanos, acusando o país de matar ao menos 27 pessoas e solicitando reafirmação do respeito à soberania.







