Sindicato dos Metalúrgicos pede interdição de máquina após amputação de dedos de trabalhadora em São Marcos

O Sindicato dos Metalúrgicos de Caxias do Sul e Região realizou, na manhã desta segunda-feira, 3 de novembro, uma assembleia com trabalhadores e trabalhadoras de uma empresa do setor metalúrgico, em São Marcos. O encontro teve como objetivo discutir o acompanhamento de dois casos graves de acidente de trabalho ocorridos recentemente na fábrica.

De acordo com a entidade, uma trabalhadora teve os dois polegares amputados no dia 21 de outubro, durante a operação manual de uma máquina que, segundo o Sindicato, não possui sistema de segurança e está em desacordo com a Norma Regulamentadora 12 (NR-12).

Após receber a denúncia, o Departamento Jurídico do Sindicato acionou a Delegacia Regional do Ministério do Trabalho, em Caxias do Sul, solicitando a interdição imediata do equipamento e uma vistoria na unidade industrial. Além disso, a entidade informou que vai ingressar com ação judicial de indenização contra a empresa responsável.

O Sindicato relatou ainda que um acidente semelhante já havia ocorrido anteriormente com outra trabalhadora, que teria amputado quatro dedos de uma das mãos na mesma máquina. No entanto, não houve denúncia formal sobre esse caso.

Para o presidente do Sindicato, Paulo Andrade, as ocorrências evidenciam falhas graves de segurança que precisam ser corrigidas com urgência.

“O Sindicato está atento ao efetivo cumprimento dos direitos e da segurança de trabalho da categoria. É inadmissível que os trabalhadores sejam lesados em sua integridade física por negligência nas condições de trabalho. Estamos à disposição para receber denúncias e agir juridicamente sempre que necessário”, destacou o dirigente.

Andrade reforçou ainda o compromisso da entidade com a categoria.

“Nenhuma situação que comprometa a integridade da categoria nos passa despercebida. Estamos preparados para apurar, cobrar explicações e adotar as medidas necessárias em benefício dos trabalhadores”, completou.

Mario Augusto Dias Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo