Sarandi decretará emergência após chuva de granizo danificar 500 casas

Prefeitura distribuiu mais de 10 mil metros quadrados de lona para famílias atingidas, enquanto Defesa Civil ainda levanta prejuízos.

A prefeitura de Sarandi, no Rio Grande do Sul, anunciou que decretará situação de emergência nesta terça-feira, 4 de novembro, em resposta aos severos danos causados por uma intensa chuva de granizo na tarde de segunda-feira, 3 de novembro. De acordo com o prefeito Pablo Mari, o temporal atingiu o município por cerca de 20 a 30 minutos e provocou danos estruturais em pelo menos 500 residências, majoritariamente nos telhados. Não há, contudo, registro de desalojados ou desabrigados.

Para mitigar os prejuízos imediatos, a Defesa Civil já realizou a distribuição de mais de 10 mil metros quadrados de lona para as famílias afetadas. O prefeito informou que espera receber telhas da Defesa Civil estadual para iniciar os reparos antes da previsão de novas chuvas. Além dos danos residenciais, a área rural também foi impactada, com prejuízos registrados em lavouras de trigo, milho e produção frutífera, que estão sendo levantados pela Emater.

Como medida de segurança, as aulas foram suspensas em 10 escolas municipais e uma estadual, e dois postos de saúde tiveram os atendimentos suspensos, todos sem previsão de retorno. O temporal foi causado pelo encontro de uma massa de ar quente com uma atmosfera úmida sobre o Estado, que favoreceu a formação de nuvens de tempestades com gelo em seu interior, conforme dados da Climatempo.

D'Guste

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo