Japão emite alerta de tsunami após terremoto de magnitude 6,7 atingir a costa nordeste do país

Autoridades ordenam evacuação em cidades costeiras e pedem que moradores se mantenham longe do litoral

A Agência Meteorológica do Japão emitiu, na manhã de domingo, 9 de novembro, um alerta de tsunami para a província de Iwate, após um terremoto de magnitude 6,7 atingir a costa nordeste do país durante a noite de sábado. O abalo sísmico provocou a emissão de ordens de evacuação e levou as autoridades a reforçarem os protocolos de segurança em diversas regiões.

Segundo a imprensa japonesa, a cidade de Ofunato determinou a retirada imediata de 6.138 pessoas, distribuídas em 2.825 residências, localizadas em áreas próximas ao litoral. Outras localidades, como Kamaishi, Otsuchi e Rikuzentakata, também ordenaram a evacuação de moradores fora dos diques de contenção.

Pequenos tsunamis com ondas de até 20 centímetros foram registrados nos portos de Ofunato e Kuji, mas o risco de novas ondas maiores permanece, conforme as autoridades.

Nas redes sociais, a primeira-ministra Sanae Takaichi anunciou a instalação de um escritório de ligação para fornecer informações à população e reforçou o alerta de tsunami, pedindo que todos deixem imediatamente as áreas costeiras.

O tsunami que chegar poderá ser maior do que o esperado. Continue atento a tremores fortes e informações futuras”, alertou a primeira-ministra.

As equipes de emergência e defesa civil seguem monitorando a situação e orientando os moradores da região afetada a se manterem em locais seguros até nova atualização oficial.

Postinho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo