Com ajuste no cronograma, Dnit prevê entrega de dois viadutos na BR-470, na Serra, até abril de 2026

Dois novos viadutos estão em construção no trecho da BR-470 entre Bento Gonçalves e Veranópolis, na Serra Gaúcha, e devem ser concluídos até abril de 2026. As estruturas, localizadas nos quilômetros 192 e 193, substituem partes da rodovia destruídas pelos deslizamentos provocados pelas fortes chuvas de maio de 2024. O projeto, que soma R$ 52,3 milhões em investimentos, prioriza segurança e durabilidade, com soluções pensadas para o relevo acidentado e o risco de novos eventos climáticos extremos.

O viaduto mais adiantado é o do km 192, com 65% das obras concluídas. Ele terá 15 metros de altura e 85 metros de extensão, com quatro longarinas de vigas metálicas já sendo instaladas. A expectativa do Dnit é que essa parte da obra seja finalizada em fevereiro de 2026. Já o viaduto no km 193 é mais complexo, com 17 metros de altura e 126 metros de extensão, mas ainda está com pouco mais de 30% dos trabalhos concluídos. As vigas metálicas estão em fabricação e o içamento deve começar ainda em novembro.

As estruturas terão geometria curva e vãos mais amplos entre os pilares para permitir o escoamento de água e detritos, reduzindo a necessidade de futuras intervenções. Segundo o Dnit, a mudança no cronograma — que inicialmente previa a entrega para o final de 2025 — ocorreu devido à reformulação do projeto para garantir maior resistência, além de manter o tráfego durante as obras. “A intenção é proteger os motoristas e evitar novas interrupções da via em áreas de risco”, destacou a autarquia.

Com informações do Jornal Pioneiro.

Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo