Frente fria avança e deixa Sul do Brasil em alerta máximo por tempestades

Chuvas intensas, ventos extremos e queda de granizo devem atingir o Sul a partir de domingo; outras regiões também estão em atenção
Uma frente fria que avança rapidamente pelo país coloca a região Sul em estado de alerta. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um aviso de alerta vermelho para o oeste do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, além do sul de Mato Grosso do Sul. A previsão indica chuvas superiores a 60 mm por hora ou mais de 100 mm por dia, além de rajadas de vento acima de 100 km/h e risco de granizo entre domingo (16) e segunda-feira (17).
O fenômeno climático não deve parar por aí. Na segunda-feira, o sistema segue em direção ao Sudeste e Centro-Oeste, aumentando a instabilidade em estados como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Rio de Janeiro. As tempestades devem se intensificar ao longo do dia, com maior risco durante a tarde e à noite. Após a passagem da frente fria, espera-se uma queda acentuada nas temperaturas, com possibilidade de geada no Sul na terça-feira (18).
Além do alerta máximo nos quatro estados, o Inmet também emitiu alertas laranja para São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas, Goiás e Mato Grosso, onde os volumes de chuva podem variar de 30 a 60 mm/h e os ventos alcançar entre 60 km/h e 100 km/h. A rápida movimentação do sistema contribui para a intensidade das tempestades, com grande incidência de raios, vendavais e granizo, exigindo atenção redobrada da população.






