Enem 2025: Inep anula três questões por suspeita de vazamento e aciona PF

Decisão foi tomada após identificação de semelhanças entre itens da prova e conteúdo que circulou na internet antes da aplicação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 18 de novembro, que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terá três questões anuladas. A medida foi tomada pela equipe técnica do instituto após identificar semelhanças entre itens da avaliação oficial, aplicada nos dias 9 e 16 de novembro, e questões que circularam na internet.

O Inep reconheceu que um vídeo de transmissão ao vivo, veiculado dias antes do segundo dia de provas, repercutiu nas redes sociais com similaridades pontuais em relação aos itens do exame. Contudo, o órgão garante que nenhuma questão foi apresentada exatamente como na prova.

Investigação e Metodologia

O Inep acionou a Polícia Federal (PF) para investigar a conduta e autoria na divulgação das questões sigilosas e para responsabilizar os envolvidos por eventual quebra de confidencialidade. Por ser um serviço federal e de interesse público, as investigações de possíveis fraudes no Enem são de competência da PF.

O Inep explicou que, para a elaboração do Enem, o órgão adota a Teoria da Resposta ao Item (TRI). Esta metodologia exige que as questões sejam pré-testadas com grupos de estudantes para “calibrar” o nível de dificuldade, e esses itens aprovados passam a compor o Banco Nacional de Itens, que pode ser utilizado em futuras edições do exame.

Apesar da possibilidade de vazamento, o Inep reafirmou a isonomia, lisura e validade das provas do Enem 2025, garantindo que os rigorosos protocolos de segurança foram cumpridos em todas as etapas do exame.

Unimed

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo