Erechim decreta situação de emergência após forte temporal de granizo

Erechim decretou situação de emergência neste domingo, 23 de novembro, após o forte temporal de granizo e chuvas intensas que causou estragos em residências, escolas, unidades de saúde, vias públicas e edificações privadas. O Decreto nº 6.067/2025 autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais, sob coordenação da Defesa Civil, para ações imediatas de resposta, assistência humanitária, reabilitação dos danos e reconstrução das áreas afetadas.
O decreto permite, em casos de risco iminente à vida, medidas como acesso de agentes a residências para resgate e evacuação, uso temporário de propriedades particulares para ações emergenciais, com indenização posterior em caso de danos, e dispensa de licitações para aquisição de bens e serviços essenciais à resposta rápida ao desastre.
Também ficam autorizadas a convocação de voluntários, campanhas de arrecadação para apoio às famílias atingidas e abertura de processos de desapropriação em situações de utilidade pública.
Aulas suspensas
Devido aos danos causados pelo temporal, não haverá aulas nesta segunda-feira, 24 de novembro, nas escolas municipais. A suspensão também vale para escolas estaduais e escolas privadas com vagas compradas pelo município.
Atendimento em saúde
A Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS), antiga UPA, na rua Alemanha, 985, permanece aberta e manterá atendimento reforçado no Pronto Atendimento até às 23 horas, priorizando vítimas com ferimentos relacionados ao evento climático.
O Hospital Santa Terezinha informa que, devido aos estragos causados pela tempestade em parte dos leitos, as cirurgias eletivas desta segunda-feira, 24 de novembro, estão suspensas. Apenas casos de extrema urgência devem ser encaminhados ao hospital. Também não haverá atendimento para pacientes de menor gravidade (ficha azul), para garantir prioridade aos casos mais críticos.
Distribuição de lonas
A população com residências danificadas pode retirar lonas emergenciais nos seguintes locais:
• GRAU – Grupo de Resposta a Atendimento de Urgência, Av. Caldas Júnior, 597 – Três Vendas;
• Corpo de Bombeiros, Praça Jayme Lago, 111 – Centro;
• Brigada Militar, Av. Amintas Maciel, 875 – Centro.






