Leite acompanha ações de recuperação em Erechim após forte temporal de granizo

Governador garantiu apoio imediato do Estado e repasse emergencial de R$ 1,5 milhão para auxiliar famílias e recuperar estruturas danificadas

O governador Eduardo Leite esteve em Erechim, na segunda-feira, 24 de novembro, para acompanhar os trabalhos de restabelecimento do município após a forte tempestade de granizo que atingiu a cidade no domingo, 23 de novembro. Cerca de 7 mil famílias — o equivalente a 30 mil pessoas — foram impactadas, com mais de 130 feridos.

Ao lado do prefeito Paulo Alfredo Polis e do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Luciano Boeira, o governador vistoriou áreas afetadas e acompanhou as ações de apoio humanitário realizadas por equipes da Defesa Civil estadual e municipal, além de voluntários que trabalham no corte e distribuição de lonas para reparos emergenciais.

Durante a visita, Leite anunciou o repasse de R$ 1,5 milhão do Estado ao fundo da Defesa Civil de Erechim, destinado à compra de materiais essenciais, como telhas e insumos para reconstrução. “Desde ontem, estamos oferecendo todo o suporte, com o envio de mantimentos e materiais, especialmente para atender os mais vulneráveis. Este é o primeiro repasse de outros que virão”, destacou o governador.

O chefe do Executivo também visitou o Hospital Santa Terezinha, que sofreu danos estruturais com o granizo. As equipes da Secretaria Estadual da Saúde estão mapeando, junto ao município, as principais necessidades do hospital e de outras unidades de saúde, para garantir o restabelecimento pleno dos serviços.

Além disso, 21 escolas estaduais foram identificadas como impactadas pela tempestade e estão sendo avaliadas para início imediato dos trabalhos de recuperação. “Vamos disponibilizar recursos não apenas para reparar, mas também para tornar as estruturas mais resilientes frente a novos eventos climáticos”, afirmou Leite.

Segundo o coronel Boeira, a Defesa Civil estadual continuará atuando em Erechim até que todas as demandas emergenciais sejam atendidas. O decreto de situação de emergência do município será homologado nos próximos dias.

Acompanharam o governador na visita o secretário adjunto da Casa Civil, Gustavo Paim, o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, Gilmar Sossella, e a deputada estadual Nadine Anflor.

Claro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo