Defesa Civil do RS alerta para temporais e risco de granizo entre domingo e segunda-feira

Instabilidades devem atingir grande parte do Estado, com ventos de até 90 km/h e chuva intensa; há alerta hidrológico para regiões centrais

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual emitiu um alerta para a ocorrência de temporais isolados e chuva intensa nos próximos dias em diversas regiões do Rio Grande do Sul. A atuação de uma área de baixa pressão e o avanço de uma frente fria devem provocar instabilidades entre domingo, 14 de dezembro, e segunda-feira, 15 de dezembro.

No domingo (14), há previsão de temporais isolados com queda de granizo, chuva forte e descargas elétricas, especialmente nas regiões Central, dos Vales, Norte, Serra, Nordeste e parte do Litoral Norte. Os acumulados de chuva variam entre 5 e 30 mm/dia.

Já na segunda-feira (15), as instabilidades se intensificam com a chegada da frente fria, elevando o risco de tempestades com rajadas intensas de vento entre 70 e 90 km/h, queda de granizo, chuva volumosa e raios em grande parte do Estado. As regiões com maior risco são as Missões, o Noroeste e o Norte.
Os acumulados de precipitação devem variar entre 10 e 50 mm/dia, podendo chegar a 80 mm/dia em pontos do Centro, Região Metropolitana de Porto Alegre e Costa Doce.

Na madrugada e manhã de terça-feira (16), a frente fria ainda deve atuar sobre parte do território gaúcho, provocando chuva moderada a forte com raios no Noroeste, Norte, Nordeste, Centro, Costa Doce, Região Metropolitana, Serra e Litoral Norte. Nestas áreas, os volumes de chuva podem variar entre 10 e 40 mm/dia.
Ao longo do dia, o tempo firme deve retornar gradualmente, com a estabilização das condições meteorológicas em todo o Estado.

Condições hidrológicas

A Defesa Civil também informou que os níveis dos rios estão dentro da normalidade, após as chuvas registradas no início da semana.
No entanto, devido aos volumes expressivos previstos, há condição de ATENÇÃO nas regiões centrais do Estado, com risco de elevação repentina em arroios e pequenos rios, além de alagamentos pontuais em áreas urbanas e enxurradas isoladas.

Os rios de maior porte devem apresentar apenas pequenas elevações, mantendo-se dentro de limiares de normalidade.

⚠️ A Defesa Civil Estadual recomenda que a população fique atenta aos alertas oficiais, evite áreas alagadas e não se abrigue sob árvores ou estruturas metálicas durante tempestades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo