Jovem de 16 anos ferido em acidente de van recupera movimentos após cirurgia complexa no RS

O adolescente Cauã de Almeida Scalabrin, de 16 anos, recuperou os movimentos dos braços e pernas após ser submetido a uma cirurgia de alta complexidade no Hospital de Clínicas de Carazinho (HCC) no sábado, 13 de dezembro. O jovem foi uma das vítimas do acidente entre uma van e um caminhão na BR-386, em Soledade, ocorrido em sexta-feira, 5 de dezembro, tendo dado entrada na unidade com uma grave fratura cervical e risco iminente de tetraplegia.

A equipe de neurocirurgia do HCC, liderada pelo neurocirurgião Rafael Espanhol, realizou uma artrodese cervical, procedimento que funde vértebras para estabilizar a coluna. A intervenção utilizou tecnologia avançada, incluindo um microscópio cirúrgico de alta precisão. “A cirurgia foi um sucesso e ver o paciente recuperar movimentos já no primeiro dia de pós-operatório é a maior recompensa que podemos ter”, explicou o médico, ressaltando a gravidade da fratura cervical.

Cauã, que comemorou dizendo que “nasceu de novo”, é um dos 14 feridos no acidente que vitimou a professora Lisete Jardinello, de 45 anos. A colisão ocorreu quando a van que transportava estudantes de Iraí chocou-se contra a traseira de um caminhão parado na pista por pane mecânica. O pai do jovem, Édio Scalabrin, expressou alívio e gratidão: “Meu filho vai comemorar dois aniversários”, celebrando a recuperação de Cauã.

Com informações de GZH.

Ebranet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo