Chuvas intensas provocam danos em mais de 15 municípios gaúchos e Defesa Civil mantém alerta

Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram chuvas acima de 90 milímetros e ventos superiores a 55 km/h, segundo boletim da Defesa Civil Estadual divulgado na manhã de quarta-feira, 24 de dezembro. Os dados foram observados pelo Centro de Monitoramento (CMDEC) e pelo Centro de Operações (CODEC), que acompanham os impactos climáticos em todo o estado.

As maiores precipitações ocorreram em Santa Rosa (90,4 mm), Porto Xavier (88,6 mm), Porto Lucena (84,8 mm) e Campos Borges (77 mm). Já as rajadas de vento mais fortes foram registradas em Porto Alegre (55,6 km/h), Planalto (51,5 km/h) e Canela (46,8 km/h), conforme dados do Simagro, Cemaden, INMET e REDEMET.

O relatório aponta danos e alagamentos em pelo menos 19 municípios, entre eles Campos Borges, Cândido Godói, Frederico Westphalen, Constantina, Erval Seco, Farroupilha, Porto Lucena e Santa Rosa. Em várias localidades, houve bloqueios de estradas, destelhamentos, quedas de árvores e colapso em bueiros e pontilhões.

Em Frederico Westphalen, 18 residências e 7 estabelecimentos comerciais foram alagados após o colapso do sistema de escoamento. Em Santa Rosa, três famílias foram retiradas preventivamente de áreas de risco e acolhidas no Ginásio João Batista Moroni, com retorno previsto após a normalização do nível do rio. Já em Seberi, o Corpo de Bombeiros resgatou três pescadores ilhados devido ao transbordamento de um rio.

A Defesa Civil reforça a orientação para que a população acompanhe os alertas oficiais e não tente atravessar áreas alagadas. Em caso de emergência, os contatos disponíveis são 190 (Brigada Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros Militar).

Fonte: Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – Boletim CMDEC/CODEC – 24/12/2025 – manhã.

Lab Veranense

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo