Primeira massa de ar frio de forte intensidade de 2026 já tem data para chegar

Fenômeno deve atingir o Sul do país no sábado e pode provocar geada isolada em regiões de altitude

Uma forte massa de ar frio tem data para chegar ao Brasil, prometendo um alívio expressivo nas temperaturas logo nos primeiros dias de janeiro. O sistema deve ingressar no Rio Grande do Sul durante o sábado, 3 de janeiro, avançando para Santa Catarina, Paraná e partes do Sudeste e Centro-Oeste no domingo. Embora ocorra no auge do verão, a incursão será rigorosa para os padrões da época, com marcas que podem cair abaixo dos 20°C durante a tarde em cidades da Serra Gaúcha.

As madrugadas de segunda-feira, 5 de janeiro, e terça-feira, 6 de janeiro, serão as mais frias do período. A MetSul Meteorologia projeta mínimas entre 10°C e 15°C na maior parte do território gaúcho, podendo atingir marcas extremas de até 2°C ou 3°C em áreas de baixadas e fundos de vales dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense. O resfriamento acentuado favorece a formação de geada isolada em municípios como São Joaquim e São José dos Ausentes, fenômeno considerado esporádico para o mês de janeiro.

A chegada da massa de ar será acompanhada por ventos de moderada a forte intensidade, com rajadas que podem variar entre 50 km/h e 80 km/h no Sul e Leste do Rio Grande do Sul. O refresco também chegará às capitais, com Curitiba registrando mínimas de 13°C e São Paulo apresentando tardes com máximas amenas de 20°C na segunda-feira. No Rio de Janeiro, o início da semana será marcado por chuva e queda gradual na temperatura, encerrando a sequência de calor intenso do final de ano.

Ibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo