Massa de ar frio traz alívio ao calor no Rio Grande do Sul

Frente fria desorganizada avança pelo estado nesta sexta-feira e precede queda acentuada na temperatura durante o fim de semana.

Uma mudança no tempo começou a atingir o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, 1º de janeiro, trazendo o prenúncio de uma massa de ar frio de forte intensidade para esta época do ano. Áreas de instabilidade já provocaram chuvas isoladas na fronteira com o Uruguai, com registro de granizo em Cerro Largo. Nesta sexta-feira, o sol aparece na maior parte do território gaúcho, mas o avanço de uma frente fria desorganizada deve gerar chuvas irregulares, com maior probabilidade de instabilidade entre a Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte durante a tarde e a noite.

O calor perde força nesta sexta-feira, com máximas abaixo de 30°C em diversas cidades, embora o Oeste ainda possa registrar até 35°C. O alívio térmico mais expressivo ocorrerá no sábado, quando a incursão de ar frio baixará as temperaturas para marcas entre 20°C e 25°C durante o dia na maioria dos municípios. O ingresso da massa de ar será acompanhado de ventos, com rajadas que podem variar entre 50 km/h e 80 km/h, especialmente nas regiões Sul e Leste do estado.

As madrugadas de domingo e segunda-feira devem registrar as menores temperaturas deste início de 2026. A previsão indica mínimas entre 10°C e 15°C na maior parte do estado, podendo chegar a 5°C em áreas de baixada dos Aparados da Serra. A MetSul Meteorologia alerta para o risco de geada isolada em pontos de maior altitude e fundos de vale na segunda-feira. O tempo seco e as temperaturas agradáveis devem predominar no início da próxima semana, consolidando o fim da onda de calor extremo.

Mais Você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo