BR-116 é liberada em Pelotas após mais de dez horas de bloqueio após tragédia com 11 mortos

Após mais de dez horas de interdição, o tráfego foi liberado no quilômetro 491 da BR-116, em Pelotas, no fim da noite de sexta-feira, 2 de janeiro. O trecho havia sido bloqueado após uma colisão frontal entre uma carreta e um ônibus de viagem, que resultou na morte de 11 pessoas e deixou 12 feridos, levados ao Hospital Pronto-Socorro de Pelotas. O bloqueio total causou congestionamentos de cerca de dez quilômetros nos dois sentidos da rodovia.
A remoção dos veículos começou por volta das 20h, após o trabalho da perícia técnica. A carreta, que seguia em direção a Porto Alegre, transportava uma carga pesada de areia que atingiu o ônibus no momento do impacto. Segundo a Ecovias Sul e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o material soterrou parte dos passageiros. Das 27 pessoas no ônibus da empresa Santa Silvana, apenas cinco saíram ilesas.
Imagens das câmeras de monitoramento mostram que o motorista da carreta tentou desviar de veículos parados à frente. Sem conseguir frear, ele invadiu a contramão e atingiu o ônibus, que seguia de Pelotas para São Lourenço do Sul. O acidente ocorreu sobre uma ponte com trânsito em pista simples, devido a obras na estrutura vizinha. O motorista do caminhão sobreviveu e o teste do bafômetro deu negativo para álcool.
A Prefeitura de São Lourenço do Sul, destino final do ônibus, divulgou nota informando que está mobilizada para prestar assistência às vítimas e apoio às equipes de resgate. As ações de salvamento e identificação dos corpos se estenderam por todo o dia, com a participação de diversas equipes de saúde e segurança da região sul gaúcha.







