Suspensão da emissão de vistos dos EUA não afeta turistas, confirma Departamento de Estado

O Departamento de Estado dos Estados Unidos confirmou a suspensão por tempo indeterminado da emissão de vistos para 75 países, incluindo o Brasil. A medida, no entanto, não afeta os vistos de turismo, segundo informações divulgadas pela Agência Reuters.
A nova regra entra em vigor a partir do dia 21 de janeiro e atinge principalmente vistos de imigração. Além do Brasil, estão na lista países como Somália, Irã, Rússia, Afeganistão, Nigéria, Iêmen e Tailândia.
De acordo com o porta-voz adjunto do Departamento de Estado, Tommy Pigott, o governo norte-americano utilizará sua autoridade para “considerar inelegíveis imigrantes em potencial que possam se tornar um encargo público para os Estados Unidos”, buscando evitar a entrada de estrangeiros que poderiam depender de assistência social e benefícios públicos.
Durante o período de suspensão, o processamento de vistos de imigrantes desses países ficará pausado, enquanto o governo norte-americano reavalia seus procedimentos de imigração.
A decisão ocorre em meio a uma crise política e social nos Estados Unidos, após a morte de uma mulher em Minnesota, em uma ação da polícia anti-imigração (ICE), que gerou protestos em todo o país.
Desde seu retorno à Presidência, Donald Trump tem adotado medidas mais rigorosas de controle migratório, reforçando a fiscalização nas fronteiras e o envio de agentes federais para grandes cidades.
O Itamaraty e a Embaixada dos EUA no Brasil ainda não se manifestaram sobre o caso.






