Serra da Rocinha deve ser totalmente liberada até 15 de fevereiro

Uma das obras mais aguardadas por catarinenses e gaúchos está próxima da conclusão. A Serra da Rocinha, na BR-285, em Timbé do Sul, deve ser totalmente liberada no lado catarinense até 15 de fevereiro, conforme confirmou o superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Amauri Sousa Lima.
De acordo com o Dnit, o prazo inicial de entrega, previsto para o final de dezembro, precisou ser adiado em razão das fortes chuvas e da alta umidade na região, fatores que dificultaram o avanço das obras. A reconstrução ocorre em um trecho afetado por um deslizamento em 2024, que destruiu cerca de 210 metros da rodovia e exigiu investimentos superiores a R$ 62 milhões.
No local, foram implantadas cortinas atirantadas, conhecidas como muros de arrimo, além de telas de aço e sistema de drenagem, com o objetivo de garantir maior segurança e evitar novos deslizamentos. Até a conclusão total dos trabalhos, o trânsito segue operando em sistema de comboio, três vezes ao dia.
No trecho gaúcho da BR-285, as obras também seguem em ritmo avançado. O investimento é de aproximadamente R$ 120 milhões, com expectativa de conclusão ainda neste ano. O projeto prevê a pavimentação de 8,3 quilômetros até o município de São José dos Ausentes e a construção da ponte sobre o Rio das Antas, com cerca de 400 metros de extensão.






