Brigada Militar resgata aves silvestres mantidas em cativeiro ilegal em operação no interior do Estado

Ação do 3º Batalhão de Polícia Ambiental resultou no resgate de mais de 20 pássaros e na apreensão de armadilhas utilizadas para captura de aves silvestres

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb BM), realizou, na terça-feira, 27 de janeiro, uma operação de fiscalização contra a manutenção de aves silvestres em cativeiro ilegal em diferentes municípios do interior do Estado.

No município de Trindade do Sul, a equipe do 3º BPAmb, após receber denúncia anônima, flagrou 13 pássaros silvestres mantidos ilegalmente em uma residência. Entre as espécies encontradas estavam Azulão, Pintassilgo, Trinca-ferro, Bico-duro, Cardeal e Papagaio-verdadeiro. As aves estavam em gaiolas individuais, expostas na área externa da casa, e os policiais ainda localizaram um alçapão, armadilha usada para capturar aves diretamente da natureza. O morador não possuía autorização do órgão ambiental competente para criação amadora de passeriformes.

Em Cruz Alta, outra denúncia anônima levou os policiais a uma residência onde o morador afirmou ser criador registrado de passeriformes. Ele apresentou o Cadastro Técnico Federal (CTF) com o registro das aves. No entanto, durante a inspeção, a equipe encontrou sete pássaros não anilhados em gaiolas localizadas em um galpão nos fundos da propriedade. Diante das irregularidades, 22 aves foram resgatadas.

Ainda em Cruz Alta, os policiais encontraram uma Caturrita mantida em cativeiro sem autorização.

Todos os pássaros resgatados foram encaminhados para avaliação médico-veterinária e, após os cuidados necessários, poderão ser reintroduzidos em seu habitat natural. As gaiolas e armadilhas utilizadas foram apreendidas, e os responsáveis responderão por crime ambiental conforme a legislação vigente.

Bavaresco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo