Com 415 operações em 2025, revistas gerais garantem ordem no sistema prisional do Rio Grande do Sul
Ações da Polícia Penal integram o Programa RS Seguro e reforçam o combate à atuação de grupos criminosos

Em 2025, todas as unidades prisionais do Rio Grande do Sul passaram por ao menos uma revista geral, totalizando 415 operações realizadas pela Polícia Penal. Em várias unidades, os procedimentos ocorreram mais de uma vez ao longo do ano, consolidando a política de segurança e disciplina no sistema prisional gaúcho.
A estratégia, que integra o Programa RS Seguro, tem como objetivo impedir a entrada e a circulação de materiais ilícitos nas casas prisionais, além de manter a ordem e a disciplina interna. O número de operações em 2025 manteve o ritmo do ano anterior, quando foram registradas 419 ações, e superou os dados de 2023 (297) e 2022 (186).
As revistas são executadas pelo Grupo de Ações Especiais (GAES) e pelos Grupos de Intervenção Rápida (GIR) das dez regiões penitenciárias do Estado, com apoio dos efetivos das unidades prisionais e delegacias regionais. As equipes atuam na remoção de produtos irregulares e na prevenção de atividades criminosas dentro das celas.
Além das revistas gerais, a Polícia Penal realizou 855 intervenções pontuais em 2025, direcionadas a locais com suspeitas de irregularidades, com base em informações de inteligência.
O secretário de Sistemas Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, destacou que o Estado está preparado para enfrentar o crime organizado:
“Se existe um crime organizado, aqui temos um Estado preparado. A estratégia de garantia de ordem e disciplina dentro dos presídios está totalmente alinhada com o Programa RS Seguro e tem contribuído de forma significativa para a evolução positiva dos índices de segurança pública.”
O diretor do Departamento de Segurança e Execução Penal, Anderson Prochnow, reforçou o comprometimento das equipes:
“O aumento das operações demonstra, na prática, a eficácia e a dedicação dos servidores da Polícia Penal, sempre prontos para agir a qualquer hora do dia ou da noite, mantendo a ordem e a disciplina.”
As ações contínuas da Polícia Penal reafirmam o comprometimento do Estado com a segurança pública e o fortalecimento das instituições de controle e fiscalização no sistema prisional gaúcho.







