Operação Fraus Vehiculorum combate lavagem de dinheiro e organização criminosa em Caxias do Sul

A Polícia Civil e o 12° Batalhão da Brigada Militar deflagraram, nesta terça-feira, 03 de fevereiro, a Operação Fraus Vehiculorum para desarticular um esquema de lavagem de dinheiro em Caxias do Sul e outras seis cidades gaúchas. Ao todo, são cumpridas 60 ordens judiciais, incluindo 23 mandados de busca e apreensão, o sequestro de cinco veículos e a indisponibilidade de dois imóveis. O montante de bens e valores bloqueados ultrapassa a marca de R$ 3,5 milhões, quantia que coincide com a movimentação financeira suspeita detectada em um curto período de apenas quatro meses.

A investigação teve origem em um inquérito de desaparecimento, onde se apurou que o carro da vítima foi transacionado por uma organização criminosa ligada ao tráfico de drogas. Segundo a Delegacia de Repressão ao Crime de Lavagem de Dinheiro (DRLD), as lideranças do grupo utilizavam empresas de fachada e estruturas comerciais com aparência de legalidade para inserir o capital ilícito no mercado formal. Os envolvidos possuem um extenso histórico criminal, com antecedentes por associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo.

Além das buscas em Caxias do Sul, a ofensiva se estende a Porto Alegre, Sapiranga, Farroupilha, Flores da Cunha, Arroio do Sal e Capão da Canoa. O objetivo da operação é colher novas provas sobre a ocultação de patrimônio e aprofundar o vínculo entre os negócios comerciais e o crime organizado. Enquanto a DRLD foca nos crimes financeiros, a Delegacia de Osório permanece responsável pela investigação do desaparecimento da vítima, com indícios crescentes de que o caso possa ter resultado em execução.

Humaniza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo