Polícia Civil deflagra Operação La Paraguaya contra organização criminosa ligada ao tráfico de maconha

Ação do Denarc cumpre mandados em várias cidades do RS; até o momento, 13 pessoas foram presas e quatro veículos apreendidos

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul deflagrou, na sexta-feira, 6 de fevereiro, a Operação La Paraguaya, com foco no combate a uma organização criminosa envolvida na comercialização de maconha no Estado. A ação é conduzida pela 3ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico (DIN/Denarc).

Foram cumpridos 18 mandados de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 16 mandados de busca e apreensão, expedidos no âmbito da investigação. Até o momento, 13 pessoas foram presas, além da apreensão de quatro veículos utilizados pelo grupo criminoso.

As ordens judiciais foram executadas nos municípios de Porto Alegre, Portão, Canoas, Gravataí, Sapiranga, São Leopoldo, Parobé, Campo Bom e Osório.

A investigação teve início em março de 2025, após a Polícia Rodoviária Federal apreender cerca de 1,5 tonelada de maconha na BR-386, em Montenegro, ocasião em que quatro pessoas foram presas em flagrante. A droga estava acondicionada em caixas de papelão com o logotipo de uma conhecida plataforma de comércio eletrônico, o que chamou a atenção dos investigadores.

Durante o aprofundamento das apurações, a Polícia Civil identificou outra apreensão semelhante em Triunfo, com o mesmo padrão de acondicionamento da droga, reforçando a ligação entre os casos.

Entre os investigados, a Polícia Civil destacou a atuação de quatro indivíduos considerados estratégicos na organização criminosa, incluindo lideranças do tráfico em Porto Alegre, Sapucaia do Sul e no Vale dos Sinos, além de um suspeito preso em Santa Catarina. Um dos alvos chegou a romper a tornozeleira eletrônica e fugir após obter prisão domiciliar humanitária, enquanto outro possui antecedentes por crimes patrimoniais de grande repercussão, como o roubo a uma fábrica de joias com uso de explosivos.

As investigações apontam que o esquema criminoso envolvia a entrada de entorpecentes por cidades fronteiriças do Mato Grosso do Sul e do Paraná, com posterior transporte em caminhões registrados em nome de terceiros. Após chegar ao Rio Grande do Sul, a droga era distribuída para outros grupos criminosos em diversas regiões do Estado.

Segundo o Diretor de Investigações do Denarc, delegado Alencar Carraro, a operação reforça o compromisso da Polícia Civil no enfrentamento ao crime organizado. “A ação de hoje é mais um recado de que o Denarc e a Polícia Civil estão atentos às atividades criminosas gestadas e executadas no Estado”, afirmou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo