Governador Eduardo Leite participa da abertura da 35ª Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul
Edição celebra imigrantes italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul há 150 anos e consolidaram o cultivo da uva no Estado
O governador Eduardo Leite, ao lado do vice-governador, Gabriel Souza, participou, nesta quinta-feira (19/2), da abertura oficial da 35° Festa Nacional da Uva, em Caxias do Sul. O evento celebra 95 anos desde sua primeira edição e tem como tema desta edição o “Fruto de um sonho imigrante”, em alusão aos imigrantes italianos que se estabeleceram no Rio Grande do Sul há 150 anos e consolidaram o cultivo da uva no Estado, principalmente na região da Serra.
A abertura também contou com a presença do presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e do prefeito de Caxias do Sul, Adilo Didomenico. Para marcar o início da festa, que é um dos pontos altos do calendário econômico e turístico do Rio Grande do Sul, as autoridades descerraram a faixa oficial e discursaram para o público. Depois, visitaram o centro de eventos onde estão expostas as variedades de uva cultivadas na Serra Gaúcha.
Em seu discurso, o governador Eduardo Leite exaltou a herança empreendedora deixada pelos imigrantes italianos. “Temos aqui a celebração da memória histórica das raízes de um povo que ajudou a formar a identidade gaúcha e que se expressa de muitas formas, como a gastronomia, a música, a cultura e a produção, mas sobretudo a partir de uma força empreendedora muito presente na Serra Gaúcha. Para cá vieram imigrantes que deixaram sua terra por conta da fome e de inúmeros desafios, e aqui se estabeleceram em busca de novas oportunidades, sem saber bem o que os esperava do outro lado do oceano e sem nem ao menos conhecer a língua. Não se resignaram e procuraram um lugar onde pudessem criar novos horizontes, e isso nos inspira até hoje”, disse Leite.

Referência nacional na produção de uvas
A Festa Nacional da Uva vai até o dia 8 de março, com mais de 400 expositores. A expectativa dos organizadores é receber mais de 700 mil visitantes nesse período. Além das exposições, a programação inclui shows nacionais e regionais, apresentações culturais, desfiles cênico-musicais, gastronomia típica e degustações orientadas de uvas e vinhos.
O Rio Grande do Sul é o maior produtor nacional de uva, responsável por cerca de 50% da produção brasileira. O Estado também é responsável por cerca de 90% da produção nacional de vinhos e suco de uva.







