Semana promete tempo instável em Veranópolis e região
Massa de ar quente, úmido e muito instável interagindo com frente semi-estacionária atua no Rio Grande do Sul e traz chuva nesta segunda-feira para todas as regiões gaúchas. A MetSul alerta que a chuva será localmente forte a torrencial em diversas cidades com alagamentos e altos volumes em curtos períodos. Adverte ainda que é alto o risco de temporais que podem trazer vendavais isolados, muitos raios e granizo de variado tamanho.
Apesar da instabilidade, ocorrem intervalos de melhoria até com aberturas de sol em vários pontos. A temperatura estará alta e com sensação de abafamento. Em Porto Alegre, as marcas oscilam entre 20°C e 25°C.
A segunda será uma prévia da semana, conforme a MetSul. Nos dias seguintes, devem ser esperados novos temporais no Rio Grande do Sul, alguns localmente fortes a severos e com prováveis danos, seja devido a vendavais ou granizo de variado tamanho. São previstos ainda volumes muito altos de chuva nesta semana em diversas regiões.
Em Veranópolis
A segunda-feira inicia com tempo fechado e chuva que pode chegar a um acumulado de até 10 mm, a temperatura segue amena, chegando aos 20°C. Na terça-feira, segue o tempo fechado e a possibilidade de chuva, que é maior na parte da tarde, é esperada uma precipitação de até 35 mm, a temperatura tem mínima de 14°C e máxima de 21°C.
O tempo fechado segue na quarta, quinta e sexta-feira em Veranópolis e região, o sol até pode aparecer rapidamente entre nuvens, mas a tendencia maior é de tempo fechado, o sol deve voltar a predominar somente entre a tarde do sábado e do domingo, as temperaturas não devem baixar de 16°C em todos os dias da semana.
Segundo a estação meteorológica localizada em Sapupema, Veranópolis, a precipitação pluvial acumulada no mês até agora é de 245,4 mm, a média história para setembro é de 182 mm.