Veranópolis avança estudos para viabilizar projeto de uso de energia solar para abastecer prédios públicos

Segundo o Secretário de Infraestrutura, Urbanismo e Trânsito de Veranópolis, Romeo Mattielo Tedesco, a ideia de utilizar energia fotovoltaica para abastecer os prédios públicos teve significativos avanços.

Uma reunião, realizada no início do mês de outubro, entre membros do poder Executivo e Legislativo, debateu o tema. O encontro, segundo Romeo, serviu para apresentar aos vereadores alguns estudos. A proposta é que a Câmara de Vereadores debata em breve o pedido de autorização de um financiamento de até 10 milhões de reais, destinados para o plano de reformas na área energética do município. Este, que seria pago em quatro anos, garantirá o recurso necessário para a obra.

Caso a proposta em geral seja autorizada, a projeção é que todas lâmpadas sejam trocadas de uma só vez e as placas sejam instaladas. Ainda, é avaliado se elas serão colocadas no telhado de cada edifício ou em um terreno que está sob propriedade do município, para distribuição aos demais prédios. Todos os detalhes deste plano serão definidos por um estudo realizado por uma empresa especializada no ramo, contratada pela pasta. A previsão de custo do projeto gira em torno de R$100.000,00 a R$120.000,00.

A licitação do projeto deve ocorrer ainda neste ano e a previsão é de que a execução tenha início no final de 2021, ou início de 2022.

Entrevista tratou sobre o tema

Ibra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo