CBF admite erro em Corinthians x Grêmio e afasta equipe do VAR

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) admitiu, nesta terça-feira (19), que errou ao não assinalar um pênalti para o Grêmio no empate em 4 a 4 com o Corinthians, na Neo Química Arena, pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Em nota, a entidade afirmou que o braço de Yuri Alberto, do Corinthians, estava em posição antinatural e aumentando seu espaço corporal ao interceptar um cruzamento à área.

“O bloqueio da bola com o braço nesta ação caracteriza a infração de pênalti, portanto uma penalidade deveria ser marcada no campo de jogo. E quando não marcada, o VAR deveria recomendar revisão para tal ação”, disse o gerente técnico do VAR, Péricles Bassols.

A CBF também confirmou o afastamento do responsável pela arbitragem de vídeo, Emerson de Almeida Ferreira, e dos assistentes do VAR, Johnny Barros de Oliveira e Michel Patrick Costa Guimarães. Além disso, a entidade estuda dar um gancho para o árbitro principal, Wilton Pereira Sampaio.

O lance polêmico aconteceu aos 49 minutos do segundo tempo. O Grêmio atacou a área do Corinthians e o cruzamento foi bloqueado com o braço por Yuri Alberto. O árbitro de campo, Wilton Pereira Sampaio, não marcou pênalti e o VAR não recomendou a revisão.

Após o jogo, o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, ironizou a decisão da arbitragem. “Até o Stevie Wonder, que é cego, viu que era pênalti”, disse.

O presidente do Grêmio, Alberto Guerra, também se manifestou e prometeu fazer uma reclamação formal à CBF. “É um absurdo. A arbitragem de vídeo está aí para corrigir erros. Como não foi marcado o pênalti? É um absurdo”, disse.

Com o empate, o Grêmio chegou aos 22 pontos e ocupa a 13ª colocação do Brasileirão. O Corinthians, por sua vez, tem 29 pontos e está na quarta posição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo