Polêmica na Assembleia do RS: abaixo-assinado questiona homenagem a líder do MST

Um abaixo-assinado com 25 mil adesões foi protocolado pelo deputado estadual Capitão Martim (Republicanos) na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, exigindo a suspensão da homenagem ao líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile. A concessão da Medalha do Mérito Farroupilha foi proposta pelo deputado Adão Pretto Filho (PT) e recebeu aprovação da mesa diretora, gerando intensa controvérsia no Parlamento gaúcho.

A justificativa do deputado Adão Pretto Filho destaca o impacto positivo do MST na agricultura sustentável, com o estado sendo o maior produtor de arroz orgânico da América Latina, atingindo uma produção anual de 16 mil toneladas. Ele também mencionou outras conquistas do movimento, como a produção diária de 7 milhões de litros de leite no Brasil, envolvendo diretamente milhares de famílias. Para Pretto Filho, Stédile merece a homenagem pelo papel fundamental na organização de trabalhadores rurais e sua contribuição à economia e à literatura.

Por outro lado, Capitão Martim classificou a homenagem como um “desrespeito aos gaúchos” e enfatizou os conflitos relacionados ao MST em regiões como Hulha Negra e Pedras Altas. Ele também anunciou a apresentação de um projeto para alterar os critérios de concessão da Medalha do Mérito Farroupilha, transferindo ao plenário da Assembleia a decisão sobre futuras homenagens. Além disso, Martim está recolhendo assinaturas para a abertura de uma CPI com o objetivo de investigar as ações do MST no estado.

15 Comentários

    1. Gilberto Dos Santos vdd, porque por enquanto só Bandid0 vá gá bun d0… estão sendo homenageados por outros vá gá bun d0s.. iguais..

  1. Deputado estadual Capitão Martim pelo jeito não tem nada para fazer de util.
    Mas quanto as suas mordomias e alto salário ele nem fala.
    E outro que prega moral so de cuecas.

  2. De paixao cortes,a estedile,bandido. E de uma vagabundagem só. Porque vcs não dão uma medalha ao satanas,ao encardido sete peles. Vão criar vergonha na cara e dar medalha pra quem fez pelo rio grande e não quem tirou do rio grande e do Brasil. Aos heróis q trabalharam nas enchentes com água até o pescoço. Tipo Tiago Maia,jogador do inter. Aquela tenente do exército. Agora medalha a um chefe d organização terrorista. Tnc

  3. Não tem desrespeito algum ao povo gaúcho aliás o povo gaúcho e Brasileiro agradece o MST por ajudar a garantir o alimento na mesa do nosso povo. Eles são como nós de pele,osso e sangue que através de um movimento justo garantem que áreas de terra improdutivas torne-se sustentáveis e produtivas. Apoio este movimento, aonde tiver terras improdutivas elas devem ter a reforma para se produzir, o nosso líder deve sim ter as suas devidas homenagens parabéns ao MST .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo