Polícia Civil deflagra Operação Fallere contra golpe imobiliário no litoral gaúcho
Investigação prendeu cinco suspeitos e desarticulou esquema fraudulento que causou prejuízo de R$ 200 mil

A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Imbé, com apoio da Operação Verão e sob a coordenação da delegada Mariana Baldissera, deflagrou, na manhã desta quarta-feira, a Operação Fallere, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato imobiliário no litoral norte do Rio Grande do Sul.
Durante a ação, foram cumpridos três mandados de prisão e de busca em Imbé, resultando na apreensão de quatro celulares e diversos cartões de crédito em nome dos suspeitos. Além disso, com o apoio do DIC de Palhoça (SC), a operação se estendeu a Santa Catarina, onde uma das estelionatárias foragidas foi localizada e presa.
No total, a polícia efetuou cinco prisões preventivas e apreendeu oito aparelhos celulares.
Esquema fraudulento e prejuízo às vítimas
O grupo criminoso vendia imóveis de terceiros sem qualquer autorização dos proprietários. Para aplicar o golpe, os suspeitos se passavam por corretores de imóveis, convencendo as vítimas a realizar pagamentos por terrenos localizados no litoral.
A investigação apontou que, em apenas seis meses, os criminosos aplicaram pelo menos quatro golpes, causando um prejuízo estimado em R$ 200 mil às vítimas.
A Polícia Civil segue investigando se há mais envolvidos no esquema e orienta a população a verificar a procedência de imóveis antes de efetuar qualquer compra.