Defesa Civil emite alertas para temporais com granizo e ventos fortes entre quarta e sexta-feira

O Centro de Monitoramento da Defesa Civil Estadual atualizou o prognóstico meteorológico para os próximos dias no Rio Grande do Sul, com alertas de fortes temporais, granizo e rajadas de vento em diversas regiões do Estado.
A Defesa Civil emitiu alerta laranja para chuva forte e pontualmente volumosa, com raios e temporais isolados, além de eventual queda de granizo e rajadas de vento nas regiões Oeste, Missões, Campanha, Centro, Sul, Costa Doce e Litoral Médio. Já o alerta amarelo é para chuva moderada a forte, acompanhada de raios e temporais isolados com ventos intensos no Extremo Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Litoral Norte, Vales, Serra, Nordeste, Norte e Noroeste.
Na quarta-feira, 7 de maio, instabilidades atingem parte do Estado, com chuva moderada a forte, descargas elétricas e temporais isolados, especialmente nas regiões das Missões, Campanha, Sul e Centro. Os acumulados devem variar entre 30 e 60 mm/dia, podendo chegar a 140 a 160 mm/dia no Oeste. Nas demais regiões, os volumes devem ficar abaixo de 20 mm/dia.
Na quinta-feira, 8 de maio, a previsão é de chuvas fortes e persistentes na metade Sul do Estado, acompanhadas de descargas elétricas, queda de granizo e ventos fortes. Os acumulados variam entre 30 e 90 mm/dia no Oeste, Litoral Médio, Sul e Costa Doce, podendo atingir 100 a 130 mm/dia no Extremo Oeste e Campanha. As rajadas de vento devem ficar entre 50 e 80 km/h.
Já na sexta-feira, 9 de maio, as instabilidades avançam para grande parte do Estado, com chuva forte, descargas elétricas, rajadas de vento e granizo. Os acumulados devem ficar entre 50 e 90 mm/dia no Centro, Sul, Noroeste e Norte, podendo chegar a 130 mm/dia no Oeste e Missões. Nas demais regiões, os volumes devem ser inferiores a 50 mm/dia, com ventos entre 50 e 70 km/h.
Acumulados previstos no período:
- Oeste, Campanha e Sul: entre 140 a 220 mm
- Costa Doce, Centro, Litoral Médio, Norte, Noroeste e Missões: entre 70 a 130 mm
- Vales, RMPOA, Serra, Nordeste e Litoral Norte: abaixo de 70 mm
A população deve acompanhar os alertas da Defesa Civil e seguir as orientações em caso de temporais.