Estudo sobre ferrovias no RS é apresentado em Brasília com foco na nova concessão da Malha Sul

Estudo sobre ferrovias no RS é apresentado em Brasília com foco na nova concessão da Malha SulGoverno federal sinaliza integração do Rio Grande do Sul no processo de reestruturação ferroviária

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou em Brasília um estudo detalhado sobre a situação da malha ferroviária gaúcha e as demandas logísticas do Estado. O levantamento, realizado por meio da Portos RS, foi exposto durante uma reunião do Grupo de Trabalho sobre Ferrovias da Malha Sul, administrada pela Rumo Logística. A iniciativa busca garantir a participação do RS na modelagem da nova concessão do trecho, cujo contrato atual se encerra em 2027.

Durante o encontro, Gabriel Souza destacou a urgência na reativação do trecho turístico do Trem dos Vales, que teve 13 km dos 46 km danificados pelas enchentes de 2024. A proposta envolve uma parceria com a Associação dos Trens Turísticos (ABPF) e a Amturvales para a retomada parcial das operações. “Precisamos recuperar rapidamente esse trecho para garantir a continuidade das operações turísticas e logísticas no Estado”, afirmou.

Além disso, o estudo revelou que apenas 921 km dos 3.823 km da Malha Sul estão operacionais, refletindo uma queda de 50% no transporte de cargas desde 2006. A reunião contou com a participação de representantes do DNIT, ANTT e Infra S.A., que anunciaram um novo encontro em junho para discutir a modelagem da concessão e estratégias para o aprimoramento da malha ferroviária gaúcha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo