Obras de desassoreamento no Arroio Boa Vista beneficiam Estrela e Lajeado, no Vale do Taquari

O serviço de desassoreamento do Arroio Boa Vista, que faz ligação com o Rio Taquari e beneficia diretamente os municípios de Estrela e Lajeado, começou nesta quinta-feira (1º/5). A ação integra o Programa de Desassoreamento do Rio Grande do Sul (Desassorear RS), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur), com investimento total de R$ 301,3 milhões por meio do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), contemplando 154 municípios gaúchos.
O secretário Marcelo Caumo esteve no local acompanhando o início das atividades. Conforme Caumo, o Desassorear é uma das principais estratégias lançadas pelo governador Eduardo Leite para reduzir os impactos de eventos climáticos extremos, promovendo segurança hídrica e prevenção de desastres naturais.
“A Sedur coordena esse programa que atua em parceria com os municípios, executando ações essenciais de prevenção para garantir melhor vazão dos cursos d’água e diminuir as chances de alagamentos”, afirmou.
A operação conta com três escavadeiras, sendo uma embarcada, uma com braço longo para descarregar as balsas e a terceira de apoio para movimentar o material. A estimativa é de que sejam retirados cerca de 20 mil metros cúbicos de sedimentos ao longo de 60 dias de trabalho.
A prefeita de Estrela, Carine Schwingel, também acompanhou a execução dos serviços neste feriado do Dia do Trabalhador. “Gostaria de agradecer ao governo do Estado, que em parceria com o município, está executando essa importante obra de desassoreamento. É uma reivindicação da nossa comunidade, principalmente após as grandes enchentes que enfrentamos nos últimos anos”, declarou a prefeita.
Segundo o engenheiro civil responsável, Denilson Sardá, o trecho apresenta um alto nível de assoreamento, agravado pelas enchentes que atingiram a região nos últimos dois anos. “Vamos promover a limpeza desse material que se acumulou, contribuindo para uma melhor fluidez dos cursos d’água e possibilitando a absorção de um volume maior, evitando transbordamentos imediatos”, explicou.
Desassorear RS
O programa Desassorear RS tem como base dois eixos de atuação:
- O eixo 1, sob responsabilidade da Sedur, é voltado para recursos hídricos de pequeno porte, como rios menores, arroios e canais de drenagem;
- O eixo 2, que será implementado em etapa posterior pela Sema, contempla rios maiores, de médio e grande porte.
As ações do programa incluem a criação de normativas-modelo, capacitação de técnicos municipais e alocação de recursos financeiros para a contratação do maquinário necessário para o desassoreamento.
A iniciativa integra o Plano Rio Grande, um programa de Estado criado para reconstruir o Rio Grande do Sul e torná-lo ainda mais forte e resiliente, preparado para o futuro.