Organização criminosa que revendia veículos clonados por meio de invasões a contas do GOV.BR é alvo da Operação Krypteia

Polícia Civil desarticula esquema de clonagem e venda de veículos roubados com uso de engenharia social e lavagem de dinheiro

Na manhã desta quarta-feira, 7 de maio, a Polícia Civil deflagrou a Operação Krypteia, visando desmantelar uma organização criminosa especializada em clonagem e revenda de veículos furtados, utilizando-se de invasões ao sistema GOV.BR. A ação, conduzida pela Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos do Departamento Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCPE/DERCC), resultou na prisão de 17 pessoas e no cumprimento de 25 mandados de busca e apreensão em diversos estados.

O esquema criminoso consistia em roubar veículos, cloná-los e, em seguida, utilizar engenharia social para obter acesso à documentação veicular no sistema GOV.BR, permitindo a revenda dos automóveis em marketplaces como se fossem legalizados. As investigações tiveram início em Gravataí, após uma vítima relatar ter adquirido um veículo VW/T-Cross clonado por R$ 80.000,00. O automóvel original havia sido roubado dias antes em Porto Alegre.

A organização contava com células especializadas em clonagem, falsificação documental e lavagem de dinheiro, além de operadores financeiros que disseminavam os lucros por meio de empresas de fachada em Santa Catarina. A operação contou com o apoio da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Polícia Penal gaúcha e outros órgãos especializados, marcando a primeira grande ação do recém-criado Departamento Estadual de Repressão a Crimes Cibernéticos, instituído em 8 de abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo