PRF flagra carreta com mais de 62 toneladas de excesso de peso na BR-290, em Porto Alegre

Autuação ocorreu durante operação de fiscalização; mesma carreta já havia sido multada há dois meses por transportar 52 toneladas além do permitido
Na tarde desta terça-feira, 20 de maio, a Polícia Rodoviária Federal flagrou uma carreta transportando areia com mais de 62 toneladas de excesso de peso na BR-290, em Porto Alegre. A abordagem aconteceu durante uma operação de fiscalização voltada ao combate de irregularidades relacionadas à carga transportada.
A carreta, que havia sido carregada no município de Cristal e seguia para Sapucaia do Sul, pesou 136.080 kg, embora sua capacidade máxima seja de 74 toneladas. Foi constatado um excesso de 62.080 kg, resultando em uma multa superior a R$ 32 mil para a empresa responsável.
Essa mesma combinação de veículos já havia sido autuada há dois meses, ao ser flagrada com 52 toneladas em excesso de carga.
O excesso de peso representa um grave risco à segurança nas rodovias, comprometendo a estabilidade, a frenagem do veículo e prejudicando a fluidez do trânsito. Além disso, danifica o pavimento e acelera o desgaste do próprio veículo, gerando custos adicionais e colocando outros motoristas em perigo.