RS é alvo de mandados em operação nacional contra abuso sexual infantojuvenil

Nesta quarta-feira, 14 de maio, a Polícia Federal deflagrou a Operação Proteção Integral II, que visa combater crimes cibernéticos relacionados ao abuso sexual de crianças e adolescentes. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Alvorada e Novo Hamburgo. Nenhuma prisão foi efetuada no estado, segundo informações da PF.
A operação, que ocorre em todas as unidades da federação, mobilizou 451 policiais federais e 150 policiais civis, resultando em 26 prisões em flagrante. Ao todo, foram cumpridos 127 mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva.
A ação dá continuidade ao trabalho iniciado na Operação Proteção Integral I, deflagrada em 12 de março de 2025, reafirmando o empenho da Polícia Federal no enfrentamento aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes.
Entre janeiro e abril de 2025, a Polícia Federal cumpriu 612 mandados de prisão contra foragidos da justiça pelo cometimento de crimes sexuais.
A Polícia Federal reforça o alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar o comportamento dos filhos no ambiente virtual, prevenindo situações de risco.