RS terá veranico de maio com máximas passando dos 30°C

O início de maio de 2025 está sendo marcado por um episódio atípico de calor no Rio Grande do Sul, configurando o chamado “veranico”, fenômeno caracterizado por dias consecutivos de tempo seco, temperaturas elevadas e estabilidade atmosférica após um período de frio. A previsão indica que essa condição deve se manter por pelo menos quatro dias, com tardes ensolaradas e termômetros acima dos 27°C em diversas regiões do estado, especialmente em Porto Alegre e na região metropolitana, as informações são da Metsul.
Esse comportamento climático é considerado incomum para esta época do ano, uma vez que a média das máximas em maio na capital é de 22,6°C, e os próximos dias devem registrar temperaturas até 7°C acima desse valor. Em alguns municípios das regiões Oeste e Noroeste, os termômetros podem até ultrapassar os 32°C. A elevação da temperatura vem logo após uma sequência de madrugadas geladas, o que reforça a caracterização do veranico, segundo critérios tradicionais da climatologia gaúcha.
A condição deve começar a mudar entre quarta e quinta-feira, com a chegada de instabilidades que prometem quebrar o bloqueio de ar seco e trazer chuvas de volta ao estado. Até lá, os gaúchos devem experimentar tardes típicas de verão em pleno outono, um contraste que chama a atenção e reforça os efeitos de um clima cada vez mais instável e imprevisível.