Semana de risco terá chuva excessiva e temporais no Rio Grande do Sul, segundo a Metsul

Semana começa com tempo instável e pode terminar com volumes de chuva até 200% acima da média
A previsão para os próximos dias no Rio Grande do Sul é de grande atenção devido à chegada de uma forte instabilidade atmosférica, que deve provocar chuvas intensas e temporais isolados em diversas regiões. O período mais crítico está previsto para acontecer entre quarta e sexta-feira, com destaque para as regiões Oeste, Centro e Sul do estado. As precipitações poderão ultrapassar os 250 mm em pontos isolados, colocando em risco áreas vulneráveis a alagamentos e enchentes segundo a Metsul Meteorologia.
Segundo meteorologistas, o fenômeno será impulsionado por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera, que traz umidade do Centro-Oeste e da Bolívia. Essa condição aumenta a energia disponível para a formação de tempestades severas, especialmente com a organização de uma frente quente na quinta-feira, que será seguida pela entrada de ar frio e a formação de um ciclone no Atlântico. Há risco de granizo, vendavais e chuva muito volumosa em curto intervalo de tempo.
Apesar da gravidade da previsão, os especialistas reforçam que o evento climático desta semana não repete as enchentes históricas de maio de 2024. A chuva mais intensa deve se concentrar no interior do estado, com menor impacto sobre as bacias que desembocam na capital. Ainda assim, rios como o Quaraí, Ibirapuitã e Ibicuí devem ser monitorados de perto, pois há risco de cheia em regiões específicas do Oeste gaúcho.