Usuários deixam Cracolândia, mas se espalham por outras áreas do centro de SP

Moradores relatam aumento da presença de dependentes químicos em regiões como Minhocão e Santa Cecília após esvaziamento da Rua dos Protestantes
A tradicional concentração de usuários de drogas na Rua dos Protestantes, no centro de São Paulo, foi desfeita nesta semana, surpreendendo moradores e comerciantes da região. A via, conhecida como epicentro da Cracolândia, amanheceu praticamente deserta, após anos sendo marcada pela presença constante de dependentes químicos.
Apesar do aparente esvaziamento, relatos apontam que os usuários apenas se deslocaram para outros pontos do centro, como Minhocão e Santa Cecília. Em coletiva, o prefeito Ricardo Nunes afirmou que a mudança é fruto de um trabalho contínuo da prefeitura e da Polícia Militar para desarticular o tráfico na área. Entretanto, movimentos sociais denunciam abusos e violência por parte da Guarda Civil Metropolitana (GCM) durante as ações.
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) destacou a queda de 43,9% nos índices de roubos e 28,8% nos furtos na região central em 2024, resultado de um plano estratégico que inclui prisões de lideranças do tráfico e apreensões de drogas. Já o movimento Craco Resiste acusa a gestão municipal de retomar a política repressiva da “Operação Dor e Sofrimento”, com abordagens violentas e violações de direitos humanos.
Informações CNN Brasil, foto Craco Resiste, Instagram.