‘Inaceitável’ diz Eduardo Leite sobre tragédia em escola do RS
Ele fala ainda que o ocorrido não pode ser neutralizado, relativizado ou esquecido

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), classificou como “inaceitável” a tragédia ocorrida na manhã de terça-feira, 8 de julho, na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no norte do Estado. Por meio da rede social X (antigo Twitter), ele afirmou que “nada é mais inaceitável do que a violência atravessar os muros de uma escola”.
Segundo Leite, “o ocorrido não pode ser neutralizado, relativizado ou esquecido”, destacando a dor vivida pela comunidade de Estação. Ele determinou prioridade total para as forças de segurança na apuração do caso e orientou que a Secretaria de Saúde atue no apoio à comunidade escolar. O governador anunciou ainda que, em conjunto com a Secretaria da Educação e as prefeituras, serão reforçadas as estratégias de proteção e cuidado em todas as escolas do Estado.
Na tragédia, um adolescente de 16 anos invadiu a escola, matou uma criança e feriu outras duas e uma professora. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital São Roque, em Getúlio Vargas, mas uma criança não resistiu aos ferimentos e morreu.
O agressor foi preso e a Polícia Civil investiga o caso. A Prefeitura de Estação decretou luto oficial de três dias e abriu a Casa da Cultura para acolhimento de alunos e familiares.