Jovem do RS é selecionado para representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial em Pequim

O canoense Ícaro Silva da Rosa Linck Fróes, de apenas 17 anos, foi selecionado para integrar a equipe brasileira que disputará a Olimpíada Internacional de Inteligência Artificial (IOAI) de 2025, que acontecerá em Pequim, na China. A escolha dos representantes nacionais ocorreu por meio da 1ª Olimpíada Nacional de Inteligência Artificial (ONIA), onde Ícaro foi um dos principais destaques entre os mais de 716 mil participantes de todo o Brasil.
Segundo o físico Antônio Carlan, coordenador da ONIA e membro do board da IOAI, a criação da Olimpíada foi motivada por diversos fatores, entre eles o desenvolvimento de um projeto acadêmico durante a pandemia de COVID-19. O tema da Inteligência Artificial foi escolhido antes mesmo da popularização de ferramentas como o ChatGPT, pela urgência de compreender a nova tecnologia. “Matemática é uma ciência que já tem milhares de anos, a física tem centenas de anos. Nesse contexto, a IA nasceu ontem. Queremos que o Brasil seja protagonista no macrotema Inteligência Artificial”, afirma o coordenador.
Ícaro iniciou sua jornada no universo da programação aos 12 anos, de forma autodidata. Em 2024, com o incentivo de um amigo, encontrou na ONIA a oportunidade de aprender em conjunto com jovens de todo o país. “Entrei para aprender. Ser campeão foi algo surreal. Olimpíadas são quase o oposto dos vestibulares. Elas nos incentivam a focar naquilo que amamos com profundidade”, relata o jovem talento. A ONIA é estruturada em quatro fases, sendo as duas primeiras totalmente virtuais, voltadas ao letramento digital, e as fases seguintes destinadas ao aprofundamento em fundamentos da computação, linguagens de programação e aplicação de modelos de IA.
Fonte: Grupo Sepé