Lula fará pronunciamento em rede nacional nesta quinta-feira sobre tarifaço de Trump a produtos brasileiros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gravou um pronunciamento que será exibido em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira, 17 de julho, para tratar do tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros.

Lula tem afirmado que o Brasil está disposto a negociar tarifas, mas não aceitará qualquer tipo de interferência externa. Segundo o presidente, o país está pronto para acionar a Lei da Reciprocidade Econômica e, se necessário, recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC). A ação amplia a reação do governo nas redes sociais, onde tem sido reforçada a defesa da soberania brasileira e a exigência de respeito ao país.

O discurso ocorre um dia após o envio de uma carta oficial ao governo norte-americano, na qual o Brasil manifesta “indignação” com a nova tarifa de 50% e reafirma a disposição para negociar. A nova comunicação também cobra uma resposta a uma carta enviada em maio, que até hoje permanece sem retorno.

O documento mais recente é assinado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. A correspondência foi endereçada ao secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnik, e ao representante comercial da Casa Branca, Jamieson Greer.

O texto destaca que a balança comercial entre Brasil e Estados Unidos é superavitária para os americanos, ou seja, os Estados Unidos exportam mais para o Brasil do que importam do mercado brasileiro, reforçando a desproporcionalidade da medida adotada por Trump.

Informações O Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo