Polícia desarticula esquema de tráfico de drogas e armas na Região Metropolitana

A Operação Acapulco, conduzida pela Polícia Civil por meio da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, resultou na prisão de três pessoas envolvidas em um esquema criminoso que atuava na comercialização de drogas e armas de fogo em diferentes cidades da Região Metropolitana. Durante a ação, foram apreendidos um veículo, celulares e R$ 66 mil em dinheiro vivo, valor encontrado em uma oficina utilizada para guardar recursos ilegais e realizar negociações sobre o tráfico.
As investigações começaram após uma denúncia que apontava a companheira de um homem preso como a principal responsável por articular as operações criminosas fora do presídio. Ela era o elo entre o detento e os demais integrantes do grupo, organizando encontros na oficina para tratar dos negócios ilícitos. A polícia representou ao Poder Judiciário por mandados de busca e apreensão, conseguindo confirmar a participação do casal no esquema.
A ofensiva policial teve como foco o cumprimento de dez ordens judiciais, incluindo três mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão, realizadas nas cidades de Esteio, Sapucaia do Sul e Charqueadas. O delegado Ewerton de Melo Sousa, responsável pela operação, afirmou que, com a análise do celular apreendido, foi possível identificar outros criminosos envolvidos na venda de maconha, cocaína e crack na região.
Além disso, os policiais cumpriram buscas no próprio presídio de Charqueadas, onde o líder do grupo está recolhido. A Operação Acapulco reforça o trabalho de repressão ao tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro, visando enfraquecer o poder econômico e a influência de facções que atuam dentro e fora do sistema prisional no Rio Grande do Sul.