Princípio de incêndio é registrado no Hospital Unimed em Caxias do Sul

Um princípio de incêndio foi registrado no Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, em Caxias do Sul, no final da noite de quarta-feira, 2 de julho. Por volta das 22h30min, os bombeiros foram acionados para atender a ocorrência na área onde ficam as máquinas responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica do hospital.
Segundo a direção da Unimed, o fogo foi controlado rapidamente pela equipe de combate a incêndios do próprio hospital, com reforço do Corpo de Bombeiros. Ainda assim, houve apreensão e correria entre funcionários e pacientes. De acordo com o vice-presidente da Unimed, Dr. Lisandro Pavan, a fumaça atingiu a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Bloco B, obrigando a remoção imediata dos pacientes para outras unidades do complexo hospitalar.
O incêndio causou interferência no abastecimento de energia, o que levou à suspensão de todas as cirurgias agendadas para quinta-feira, 3 de julho. Procedimentos como endoscopias e colonoscopias também foram cancelados. Dr. Pavan tranquilizou os usuários do plano afirmando que os atendimentos mais urgentes serão direcionados a outros hospitais da rede, enquanto o atendimento no plantão e na emergência seguirá normalmente.
Unimed emite nota sobre o ocorrido
Na noite desta quarta-feira (2), por volta das 22h, foi registrado um incêndio na área dos geradores, localizada no Bloco A do Complexo Hospitalar Unimed Serra Gaúcha, no bairro Marechal Floriano, em Caxas do Sul. A situação foi prontamente controlada pelas equipes de brigadistas do hospital, com o apoio imediato do Corpo de Bombeiros.
O incêndio foi contido rapidamente, sem propagação para outras áreas. No entanto, houve formação de fumaça, que atingiu alguns setores. Como medida preventiva, os pacientes da UTI foram removidos com segurança e realocados para outras alas, sem qualquer prejuízo à assistência prestada e sem necessidade de transferências externas. Todos os pacientes internados seguem recebendo atendimento normalmente.
Os esforços estão concentrados na recuperação dos sistemas afetados, com prioridade para o restabelecimento pleno das operações. Em função do ocorrido, estão suspensos temporariamente os procedimentos eletivos, incluindo cirurgias nos blocos A e B, cesáreas agendadas, endoscopias, colonoscopias e exames no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI).
Clientes que realizariam seus exames no Laboratório Unimed do Complexo Hospitalar devem buscar outras unidades do serviço na cidade: São Pelegrino (Rua Coronel Flores, 500), Centro (Rua Pinheiro Machado, 2347) e Lourdes (Rua Os Dezoito do Forte, 639). Demais serviços estão mantidos.
Reforçamos que, ao procurarem o Complexo Hospitalar Unimed, os clientes priorizem casos de urgência e emergência. A cooperativa salienta que mantém o serviço de Teleplantão Unimed, pelo (54) 3201.6282, para atendimentos de baixa complexidade. Em caso de dúvidas, a equipe está à disposição pelo telefone (54) 3202.9002.
A Unimed Serra Gaúcha agradece a atuação exemplar dos brigadistas, do Corpo de Bombeiros e das equipes médicas, assistenciais e operacionais, cuja pronta resposta garantiu a segurança dos pacientes e a continuidade do cuidado, sem danos à assistência.
Com informações da Rádio Solaris, foto Robinho da Legal e Unimed.