Defesa Civil alerta para temporais com vento, granizo e chuva intensa no RS no fim de semana

Defesa Civil estadual monitora avanço de frente fria e prevê risco de alagamentos, cheias e ventos superiores a 90 km/h entre sexta-feira e domingo

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta nesta quarta-feira, 20 de agosto, sobre a ocorrência de temporais intensos entre sexta-feira e sábado, com rajadas de vento acima de 90 km/h, granizo e volumes elevados de chuva em diversas regiões do estado. A previsão indica a atuação de um sistema de baixa pressão aliado à passagem de uma frente fria, com impacto direto nas condições meteorológicas do final de semana.

Na madrugada e manhã de sexta-feira, 22 de agosto, os temporais devem atingir as regiões Oeste, Centro, Campanha, Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPOA), Sul e Litorais Médio e Sul, com possibilidade de chuvas intensas e queda de granizo. Durante a tarde e noite, o cenário se repete no Oeste, Campanha, Missões, Costa Doce, Sul e Centro, com vento forte que pode superar os 90 km/h.

No Noroeste, partes do Centro, Vales e RMPOA, os temporais devem ocorrer de forma isolada, com granizo e rajadas de vento pontuais. A previsão também alerta para acumulados de chuva entre 30 mm e 80 mm por dia, podendo chegar a mais de 100 mm em áreas como Campanha, Costa Doce, Sul e Litoral Sul. O Norte do estado deve seguir com tempo mais estável na sexta-feira.

No sábado, 23 de agosto, a frente fria avança, provocando novos episódios de chuvas fortes e granizo nas regiões Oeste, Campanha, Sul, Missões, Centro e parte da Costa Doce e Litoral Sul. Os acumulados devem variar entre 20 mm e 60 mm, podendo atingir 80 mm por dia.

No domingo, 24 de agosto, a previsão indica chuva moderada a forte no Nordeste e Extremo Norte, mas sem risco de granizo ou ventos fortes. Nas demais regiões, o tempo firme predomina.

Segundo a previsão hidrológica, os níveis dos rios estão dentro da normalidade, exceto em pontos isolados, como no rio Gravataí, em atenção para possíveis inundações. No entanto, a tendência de chuvas intensas e rápidas pode provocar alagamentos em áreas urbanas, além de elevar o nível de córregos e rios menores, com risco de cheias e resposta hidrológica imediata.

A Defesa Civil recomenda que a população acompanhe os canais oficiais para atualizações e siga orientações de segurança.

Frasa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo