Defesa Civil emite alerta para temporais severos no Rio Grande do Sul neste fim de semana

Previsão indica granizo, ventos de até 100 km/h e volumes expressivos de chuva em diversas regiões do Estado

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu alerta para a ocorrência de temporais severos entre sábado e domingo, especialmente nas regiões Oeste e Central. O fenômeno é resultado do avanço de uma frente fria, somado ao fluxo de calor e umidade vindo do norte do país, e deve provocar chuvas intensas, rajadas de vento, granizo e raios.

A atuação prioritária da Defesa Civil está concentrada nas Coordenadorias Regionais de Santa Maria e Uruguaiana, com gabinetes integrados nos municípios. O órgão trabalha em articulação com as Secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Social e Segurança Pública, promovendo a integração de ações para resposta e restabelecimento dos municípios atingidos.

Previsão meteorológica detalhada:

  • Sábado, 2 de agosto: esperada chuva moderada a forte, com acumulados entre 10 e 40 mm/dia, podendo chegar a 60 mm/dia na região Central, parte do Sul e Costa Doce. Há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento fortes.
  • Domingo, 3 de agosto: a instabilidade se mantém, com rajadas de vento entre 50 e 80 km/h, podendo atingir 90 km/h. Os acumulados variam de 10 a 30 mm/dia na Costa Doce, Região Metropolitana de Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, podendo chegar a 100 mm/dia nas Missões e Noroeste.
  • Segunda-feira, 4 de agosto: ainda podem ocorrer chuvas moderadas a fortes, com acumulados de até 50 mm/dia no Norte e Nordeste, enquanto as demais regiões devem ter tempo estável.

Previsão hidrológica:

Apesar de os níveis dos rios estarem, em geral, dentro da normalidade, há condição de atenção para elevações em arroios, enxurradas e alagamentos nas áreas com maiores volumes de chuva. A recomendação é que populações em áreas de risco fiquem atentas aos avisos das autoridades locais.

A Defesa Civil mantém o monitoramento em tempo real, através do seu Centro de Monitoramento, em diálogo constante com os órgãos municipais das áreas afetadas. A orientação é para que a população acompanhe os alertas e tome medidas preventivas diante da possibilidade de eventos extremos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo