Frio persiste no RS com chegada de nova massa de ar polar
Trajetória marítima do ar frio vai manter noites geladas, mas sem intensas tardes frias

O Rio Grande do Sul já contabiliza 48 dias de temperaturas abaixo de zero em 2025, sendo seis apenas neste mês de agosto. A sequência de dias gelados é reflexo da massa de ar polar que avançou pelo Estado no fim da última semana, trazendo mínimas negativas e neve em regiões do Sul do Brasil. Agora, um novo sistema de ar frio se aproxima e deve prolongar o cenário de baixas temperaturas, embora com características diferentes.
De acordo com a MetSul Meteorologia, entre quarta (13) e quinta-feira (14), a nova incursão terá trajetória marítima pela costa sul-brasileira, ao contrário da recente massa de ar frio de origem continental. Por conta dessa rota, a intensidade será menor, mas o suficiente para manter noites geladas e máximas mais baixas. A previsão indica que o frio será mais perceptível no Sul gaúcho, sem repetir as tardes gélidas registradas na última sexta e no fim de semana.
Os meteorologistas apontam que novas marcas negativas devem surgir apenas na segunda metade da semana, com destaque para cidades como Pedras Altas, Pinheiro Machado e São José dos Ausentes. Não há expectativa de geada ampla no Estado, mas ela pode ocorrer em pontos específicos da Campanha, Serra do Sudeste, Sul, Planalto Médio, Serra Gaúcha e Campos de Cima da Serra. O fenômeno deve ser mais frequente nas madrugadas de quinta e sexta-feira (15).