Morre Dom Jayme Chemello, bispo emérito de Pelotas, aos 93 anos

Líder religioso teve atuação destacada na Igreja Católica no Brasil e na América Latina, com passagens por cargos importantes na CNBB e no CELAM

Faleceu na manhã desta sexta-feira, 29 de agosto, aos 93 anos, Dom Jayme Chemello, bispo emérito da Diocese de Pelotas. Ele estava internado na UTI em decorrência de sepse urinária associada à hiponatremia, conforme boletim médico divulgado anteriormente pela Arquidiocese. Nascido em São Marcos (RS), em 28 de julho de 1932, iniciou sua formação no Seminário São Francisco de Paula, em Pelotas, e depois estudou Filosofia e Teologia em Buenos Aires, sendo ordenado sacerdote em 1958. Foi nomeado bispo auxiliar em 1969 e tornou-se o 4º bispo diocesano de Pelotas em 1977.

Ao longo de sua trajetória, Dom Jayme ganhou destaque nacional e internacional. Participou do Sínodo dos Bispos em Roma, coordenou o Departamento de Vocações e Ministérios do CELAM, foi vice-presidente da CNBB em 1994 e assumiu a presidência da entidade entre 1999 e 2002. Também presidiu a Comissão Episcopal para a Amazônia e teve papel ativo na organização da 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, realizada no Brasil. Em 2009, teve sua renúncia aceita pelo Papa Bento XVI, tornando-se bispo emérito. A Arquidiocese deve divulgar em breve as informações sobre as cerimônias de despedida.

Mi Delicias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo