Morre Miguel Uribe, pré-candidato à Presidência da Colômbia, aos 39 anos, após atentado em Bogotá

O senador foi baleado durante ato de campanha em 7 de junho e não resistiu aos ferimentos, deixando o cenário político colombiano em luto.

O senador e pré-candidato à Presidência da Colômbia, Miguel Uribe, do partido Centro Democrático, morreu na madrugada desta segunda-feira, 11 de agosto, aos 39 anos. Ele estava internado desde domingo, 7 de junho, em Bogotá, após ser baleado pelas costas durante um ato de campanha em uma praça da capital colombiana.

A morte foi confirmada pela esposa, Claudia Tarazona, por meio das redes sociais. O ataque, registrado por câmeras de segurança, mostrou o momento em que o atirador tentou fugir e disparou contra a equipe de segurança do político.

Na ocasião, Uribe sofreu uma “leve diminuição da pressão intracraniana” e passou por cirurgia, mas seu quadro permaneceu delicado. O governo de Gustavo Petro repudiou o atentado, classificando-o como “um ato de violência contra a democracia, a liberdade de pensamento e o exercício legítimo da política na Colômbia”.

Um dos suspeitos, conhecido como “El Costeño”, foi preso em sábado, 5 de julho, acusado de organizar o crime.

Quem foi Miguel Uribe
Nascido em Bogotá em 28 de janeiro de 1986, Uribe era bisneto do ex-presidente Julio César Turbay Ayala e filho da jornalista Diana Turbay, vítima do crime organizado em 1991. Formado em Direito pela Universidade de Los Andes, possuía mestrado em Políticas Públicas e pós-graduação em Administração Pública pela Harvard Kennedy School.

Iniciou a carreira política como vereador de Bogotá (2012–2015), sendo o mais jovem presidente do Concejo Distrital em 2014. Foi secretário de Governo da capital (2016–2018) e disputou a prefeitura de Bogotá em 2019, obtendo 426.982 votos. Em 2022, foi eleito senador com votação expressiva e, em 2025, anunciou sua pré-candidatura à Presidência para as eleições de 2026, consolidando-se como um dos principais nomes conservadores do país.

Frassul

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo