MP investiga empresários do RS por golpes em sorteios de veículos online e bloqueia R$ 5,5 milhões

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS), por meio do Gaeco, deflagrou uma operação nesta sexta-feira, 29 de agosto, para investigar um esquema de sorteios fraudulentos de veículos pela internet. A ação ocorreu em São Gabriel, Cruz Alta, Ijuí e Lagoa Vermelha, onde foram cumpridas 23 ordens judiciais, incluindo mandados de busca e apreensão em residências, revendas de carros e até em um presídio, além do bloqueio de R$ 5,5 milhões em bens e ativos financeiros. O esquema usava revendas de automóveis como fachada para lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas.

Segundo o MP, os investigados promoviam sorteios com bilhetes pagos via PIX e divulgavam vídeos de supostos ganhadores nas redes sociais, mas os veículos não eram entregues e seguiam circulando entre as próprias revendas dos organizadores. Até o momento, 44 carros foram identificados no golpe, sendo 24 já apreendidos pela Justiça. Ao todo, sete pessoas estão sob investigação, entre elas dois empresários do ramo automotivo, dois traficantes (um deles já preso) e três familiares. Os crimes apurados incluem tráfico de drogas, estelionato, lavagem de dinheiro, organização criminosa e crime contra a economia popular.

A investigação teve início em janeiro de 2024, a partir de informações da Brigada Militar sobre movimentações suspeitas na região. Com o avanço do inquérito, o Gaeco identificou a atuação de uma organização criminosa que utilizava empresas de fachada e contas em nome de laranjas para disfarçar a origem do dinheiro ilícito. A promotoria alerta que os sorteios ocorriam de forma irregular, por meio de links que levavam a plataformas de apostas online, burlando a legislação sobre promoções comerciais no Brasil.

Sebilar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo