Com mais de 2,4 mil emendas, LDO de 2026 deve ser votada nesta semana no Congresso

A comissão mista de orçamento retoma nesta terça-feira a análise da proposta que define diretrizes para o orçamento do próximo ano

A votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026 será retomada na terça-feira, 9 de setembro, pela Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. O processo, iniciado na semana passada, foi adiado após o relator do texto, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), solicitar mais tempo para finalizar o relatório final devido ao elevado número de sugestões. Foram apresentadas 2.465 emendas ao projeto.

Depois da aprovação na comissão, a proposta ainda será submetida à votação em sessão conjunta do Congresso, que ainda não tem data definida.

A LDO é responsável por estabelecer as diretrizes para a elaboração do orçamento anual, determinando os limites de gastos dos poderes Legislativo, Judiciário e do Ministério Público, além de tratar de despesas com pessoal e política fiscal.

No fim de agosto, o governo encaminhou ao Congresso o projeto de orçamento para 2026, com ajustes nas projeções de crescimento econômico em relação à LDO em tramitação desde abril. A previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi revisada de 2,5% para 2,44% no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA).

Com informações da Agência Senado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo