Multas por câmera em Capão da Canoa: videomonitoramento começa a autuar em outubro

A partir de outubro, motoristas em Capão da Canoa que cometerem infrações de trânsito poderão ser multados por meio de imagens captadas pelas câmeras de videomonitoramento da cidade. A medida, que visa reeducar condutores e aumentar a segurança viária, será implementada utilizando o sistema de 320 câmeras já instaladas no município.
O diretor do Departamento de Trânsito, Igor Amora, ressaltou que a principal meta é prevenir acidentes e proteger a vida de pedestres e crianças, que frequentemente são colocados em risco pela falta de respeito às sinalizações, principalmente em áreas próximas a escolas.
Infrações como o avanço de sinal vermelho, a parada sobre a faixa de pedestres e o estacionamento em locais proibidos estarão entre as mais fiscalizadas. As imagens serão analisadas pelo Gabinete de Gestão Integrada, e após validação, resultarão em autuações. Placas informativas com a mensagem “via monitorada, respeite a sinalização” já estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade para alertar os motoristas.
A ação é respaldada pelo artigo 24 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e pela Resolução nº 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), garantindo a legalidade do processo.